26 fevereiro 2009

Diário do Minho
Referência ao Livro "Pérolas de Amor"
publicada a 25 de Fevereiro 2009 por, Manuel de Mello.


Pérolas de Amor
livro de poemas da autoria de Rosa Magalhães
por, Manuel de Mello
*“A artista plástica Rosa Magalhães acaba de publicar o seu primeiro livro de poemas. Trata-se de "Pérolas de Amor”, editado pela Luzdas Letras. Desde há muito ligada à produção pictórica, este é o primeiro livro de poemas de Rosa Magalhães - o que constitui uma mais-valia na sua produção artística, já que, como ela própria afirma num dos poemas insertos neste livro,as palavras são...incandescentes. E sendo-o, alumiam (melhor dizendo: iluminam...) a realidade, possibilitando a detecção das formas e das cores, elementos fundamentais nas artes plásticas. Pelo que a pintura e a palavra acabam por se unir na criação de Rosa Magalhães, tanto mais que, para além de "incandescentes”, as palavras "são pedras preciosas" que um artista não pode desperdiçar no seu munus artístico. A poeta (palavra que preferimos a poetisa, pela carga simbólica que aquela possui na literatura portuguesa e de gue Rosa Magalhães também pode justamente apropriar-se) "reinventa" neste seu primeiro livro poético o valor dos sentimentos e a importância dos afectos,e, sobretudo, o despudor de os confessar em letra de forma - aspecto, aliás,desde logo evidente no título da obra ("Pérolas de Amor").Mas ao mesmo tempo que (nos) fala dos (seus) sentimentos, dos seus afectos - em golfadas de sangue poético, num ritmo que se cadencia ao bater do coração -, Rosa Magalhães aponta-nos um caminho existencial que, por comodidade de entendimento geral, diríamos "clássico”. E isto porque o movimento de sístole e de diástole que se ouve no respirar dos seus versos decorre de uma força energética fundamental: a Natureza. Esta é abordada poeticamente pela artista com uma ternura imensa (as flores, os frutos, os animais...), simbolicamente representada nos versos em inúmeros diminutivos, que nos demonstram ainda tratar-se de uma obra escrita ao ritmo do pulsar do coração. Por outra parte,há também um certo "classicismo"na forma como a 'autora encara a existência, remetendo o leitor para o horaciano carpe diem ("aproveita o presente"), com todas as consequências que este modus vivendi provoca no modus operandi do indivíduo contemporâneo - o que dá um sabor de modernidade a esta poesia de Rosa Magalhães. E mesmo nos poemas mais "confessionais';a poeta sabe dosear o real,que oscila,como a vida, entre a euforia das palavras- pérolas e a amargura das palavras-surdas, entre as alegrias que têm apenas o céu por limite e as tristezas que derramam lágrimas sofridas... Tudo isto poeticamente transfigurado, como se estivéssemos perante um universo de ficção absoluta, mas que facilmente qualquer leitor identifica com a sua própria existência, com a sua própria realidade! "Pérolas de Amor" é, pois,um livro cujos poemas seduzem pelo seu valor simbólico e pelo seu ritmo suave, pela sua cadência terna e pela emoção que provoca. E nem a revisão gráfica menos apurada que se verifica num ou noutro poema põe em causa a excelente qualidade dos versos que nos são depositados em mãos para ler e...sentir!”

  Sincero
Já tive dias...
obesos
de imagens tuasl
Tive nuvens negras...
que me cobriam
de solidãol
Também tive
sonhos
em cores do arco-iris...
e fiquei
com o aroma
cor de amor...
sempre que lembro de ti!
Rosa Magalhães
in "Pérolas de Amor"

2 comentários:

Anónimo disse...

Sinto-me orgulhosa por te ter como Amiga..és a minha poeta de eleição .. uma artista fantastica.. ;) obrigada por fazer parte das tuas perolas de amor... Beijocas!!

BragaPoesia disse...

Olá Zézinha!
Orgulhosos são todos aqueles que têm o previlégio de conviver contigo, neste caso eu!! :) És uma Pérola rara, uma vez encontrada dificilmente ficará esquecida!! :))
Obrigada pelo carinho, Amizade e pelo teu apoio que é sem dúvida genuino e tem o brilho trazido num raio de sol!
Continua assim linda...
Um beijo para ti!
:)) Té já!