15 junho 2009

Porque miam os gatos!

Sonhei que era um gato e como eu
outros gatos dormiam num sonho de gatos.
O sono do fingimento era o mistério ...
no sonho, todos os gatos ladraram!
Vi-me como um unico gato
daqueles tantos gatos que ainda miam!
De natureza felina, os gatos lutavam
na disputa e na perfídia de carinho ...
por uma espinha!
Senti que minha cauda era mágica
e quando passeava nas pernas de quem passava
e enquanto os outros gatos dormiam eu ronronava!
Abriu-se o cosmos...
e o fluido chegava magnífico...
o evento, era um encontro de gatos.
Acreditei, enquanto sonhei que o sono ventava
e os gatos, que unham os cortinados ...
limpam orelhas e patas mas nem vi chover cães nem gatos!
Só ouvi o mio…
em novas auras, em outros gatos
que assim como eu, dormiam
de patas escondidas debaixo do corpo.
Mas eis que chegou um
entre todos os gatos que era lindo!
Também se lambia no sentido contrario do pelo …
tanto que procurei noutros gatos
mas não achei um único pelo branco
em nenhum gato preto!
O gato espirrou de contente!
Andava dentro do templo sagrado,
estava frio...
... e o sono me disse que devia trazer no sonho
um gato feliz por casa era feliz...
e ninguem deu chute ao gato
pra não ganhar reumatismo!
Mas, o gemido de outro gato
soltou-se feroz e arranhado!
O coitado, foi atirado à água fria
e tremeu de medo!
O gato, ficou escaldado...
... e mesmo assim de pelo eriçado
ficou a fazer amizades com outros gatos!
Questionei-me:
- “porque raio os gatos miam!”
O felino é lindo,
o gato que traz no bolso é vaidoso
por ser assim tão vadio
da água fria tem medo.



Poema de Rosa Magalhães
Editado no Livro "Acrósticos de Poesia"
Declamado ao Gato Escaldado 
na Exposição YOUHERA

Sem comentários: